2

sexta-feira, outubro 14, 2011


Saiba tudo sobre a Unha

3

Navegando pela internet, encontrei um conteúdo bem completo sobre o que é, de que se compõe e para que ser as unhas. Claro que, não poderia deixar de compartilhar com vocês esta informação: 

A unha é uma estrutura composta por queratina  presente na ponta dos dedos da maioria dos vertebrados terrestres. É produzida por glândulas em sua base que secretam grossas camadas de queratina, que se mantêm aderidas à pele até a sua extremidade.

As unhas assumem formas e funções diferentes nas várias espécies animais. Na forma de garras, servem para cavar ou agarrar um substrato ou um alimento. Na forma de cascos, atuam absorvendo o impacto dos membros durante corridas ou para absorver o peso do animal. Nos humanos e em muitos primatas, as unhas são reduzidas, arredondadas e quadradas, o que favorece a precisão na manipulação de objetos com a ponta dos dedos, além de facilitar a ação de segurar galhos ou objetos com as mãos e pés.1- Lâmina ungueal: o que se convenciona chamar de unha; porção rígida e translúcida, composta de queratina.2- Paroníquia: a dobra de pele nos lados da unha.3- Lúnula: a parte branca convexa do leito da unha.4- Eponíquio: a região entre a finalização da pele do dedo na face superior da unha e a porção proximal da unha.

As unhas são feitas de uma proteína rígida  chamada queratina e são uma forma modificada dos cabelos, são compostas por:

* A margem livre é a parte da unha que se estende além do dedo. Não há terminações nervosas nessa região, logo não sentimos dor ao cortá-la.

* A matriz ungueal ou raiz da unha – é a porção proximal da unha que cresce. Está embaixo da pele.

* Eponíquio ou cutícula que é uma dobra de pele na porção proximal da unha.

* Paroníquia que é a dobra de pele nos lados da unha.

* Hiponíquio que é um fixação entre a pele do dedo e a porção distal da unha.

* Lâmina ungueal que é a parte que nós pensamos quando dizemos unha, a porção rígida e translúcida, composta de queratina.

* Leito ungual que é o tecido conjuntivo aderente que está fortemente aderido à lâmina ungueal. Possui uma grande quantidade de terminações nervosas.

* Lúnula que é a parte branca convexa do leito da unha.

* Prega ungueal uma prega da pele dura sobreposta como de base de uma unha.

Fonte: Wikipédia

3 comentários:

Lory Kruschewsky disse...

E que coisa maravilhosa são as unhas, hein? rs
Bom dia, querida!

http://euqueroesseesmalte.blogspot.com/

Beatlemarta disse...

Oi camila!!
A gente se cruza lá no Confraria do Esmalte e hoje vim conhecer teu blog. Bem fofo aqui! Já tô te seguindo, viu?
Se quiser me fazer uma visita também eu vou adorar!
beijão
Marta

www.fazendoesmalterapia.blogspot.com

Blog Cantinho di Mulher disse...

Que show super explicadinho, é bom por que também temos que conhecer nossas unhas em detalhes.
Amei
Beijos
Rose

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...